Nascida na província de Tucumán, Argentina, e descendente de mestizo (mistura de europeus com ameríndios), franceses e indígenas, Mercedes é conhecida mundialmente por suas músicas fortemente enraizadas no folclore argentino e carregadas de ideais sociais, fatores que também a tornaram peça chave do movimento conhecido como Nueva Canción - parecido com nossa Bossa Nova -, na década de 1960.
Apelidada de La Negra por sua ascendência ameríndia, a cantora já percorreu o globo gravando com grandes nomes como Chico Buarque e o tenor Luciano Pavarotti. Ela também é conhecida como “A voz dos sem voz”, por ter sido grande ativista do peronismo de esquerda na década de 1970 e por “discutir” em suas músicas questões como a desigualdade social.
Em setembro deste ano, Mercedes foi internada em decorrência de um problema renal e, domingo passado, faleceu aos 74 anos, deixando saudades no coração de seus fãs e uma herança músico-cultural incomparável.
Foi uma grande "perca" rs!!! Curto muito também...cresci escutando ela nos almoços de domingo em casa! O pior é que ficou um bom tempo boicotada pela mídia argentina, só voltou com força com a saída dos porcos ditadores! ass. Chê
ResponderExcluirCaraca! Profissa esse post! Muito bem escrito! Vou tentar me aprimorar! E vou dar uma sacada melhor nessa gordinha com cara de simpática!!!
ResponderExcluirAdorei o texto! Também não conhecia essa gordinha, mas gostei muito do vídeo.
ResponderExcluirParabéns pelo post!
bjo.
PS: almoço de domingo na casa dos Chamuscas era puro glamour rs... "Morro de saudade das fejucas!!!
Valeu pessoal, fiquei até emocionda, rs.
ResponderExcluirMercedes é um ícone da música Latina e achei que merecia uma homenagem aqui no blog.
viva Sosa e la integración latino americana!
ResponderExcluirparabéns pelo texto e pelo blog!
Nossa, estava mesmo faltando uma homenagem a um artista aqui das bandas do Sul no blog. Adoro música latina e achei a gordinha emocionante. Nada como uma sensibilidade feminina para lembrar dessas figuras! :-)
ResponderExcluirParabéns!