domingo, 15 de novembro de 2009

Cover do amor - # 1!

Sempre critiquei bandas e artistas que, apesar de serem “renomados” e com apoio de produtoras, só tocam covers. O estilo safado do Emerson Nogueira é um exemplo.

Por outro lado, adoro artistas conhecidos gravando músicas de outros. Acho demais como uma releitura e um outro arranjo podem transformar uma música. Esse é um dos motivos por gostar tanto de shows, já que temos a chance de ver versões covers que só são tocadas ao vivo.

Também gosto muito daqueles projetos que vários artistas são convidados para gravar músicas de outros, como o caso do CD da Amnesty International para arrecadar fundos para Darfur. Recentemente também temos visto CDs inteiros de covers, como o CD da Cat Power (já comentada aqui pelo Leo) – The Cover Record e sabemos que o The Killers lançará um CD só de covers em breve.

Bom, dito tudo isso, inauguro a sessão “cover do amor”! Toda semana colocarei versões covers e, quando possível, a versão original.

A primeira é a genial “Don’t Let me be Misunderstood” que foi gravada em 1964 pela Nina Simone (ainda escreverei dela).




Já em 1977 o grupo Santa Esmeralda gravou uma versão disco/salsa da música. Na época foi muito bem recebida pelo público e ficou em 15o no ranking da Billbord nos EUA. A música voltou a ser lembrada ao entrar no soundtrack do Kill Bill em 2003. (o clipe é genial..haha)



2 comentários:

  1. Oh yeah!!!!
    Adorei!
    Cara, essa versão da Nina Simone é impressionante.
    Gostei muito da ideia de colocar duas versões da música original, isso ilustra o seu comentário de como uma nova leitura pode mudar completamente uma canção!

    Peço licença para contribuir com essa sessão de covers, pois é uma vertente que eu acho muito interessante tbm!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Claro! O blog é seu! hahaha...falando nisso, precisamos atualizar o playlist!

    ResponderExcluir