sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cover do Amor # 3 – Billie Holliday e Cat Power – Don’t Explain


As histórias de Eleanor Fagan Gough, conhecida como Billie Holliday e também apelidada de Lady Day, e Shan Marshall, mais conhecida como Cat Power, são muito parecidas.

Billie, nascida em 1915, era filha de um pai de apenas 15 anos e uma mãe de 13. O pai era guitarrista e banjista e abandonou a filha ainda bebê. Aos 15 anos de idade, morando em Nova York e prostituindo-se, conseguiu um emprego fixo num bar, após oferecer-se como dançarina e, depois do fracasso, descolar uma vaga ao cantar. Depois desse início mais do que surreal e sem nunca ter tido uma educação formal em música, Billie alcançou enorme sucesso nos EUA, apresentando-se ao lado de grandes músicos, como Louis Armstrong. Infelizmente, e a melancolia da sua voz e sua música já indicavam, o final não foi tão belo, Billie faleceu em 1959 de overdose. (aos interessados, vale ler a autobiografia Lady Sings the Blues)

Já Cat Power, nascida em 1972, também é filha de músico. O pai, um pianista de Blues, rodava o sul dos EUA depois de abandonar a filha com os avós. No início da adolescência ele voltou e levou a filha para as turnês. O que pode ser visto como uma excelente bagagem musical, também nos ajuda a compreender porque ela começou a beber aos 12 anos e largou o colégio. Aos 20 ela já estava em Nova York, sempre aqui, cantando em bares e gravando suas primeiras músicas. Em 2000, gravou o CD Covers Record, que foi muito bem recebido. No entanto, nos anos seguintes os seus shows e gravações passaram a ser sempre uma incógnita, já que muitas vezes aparecia alcoolizada. Até que em 2006, depois de ser salva por uma amiga momentos antes de se matar, foi internada e desde então parece ter superado essa fase. Inclusive, o show esse ano no Brasil foi divino!

Bom, voltando ao tema da sessão e as semelhanças. Vale escutarmos a bela “Don’t Explain”, escrita por Billie em 1944, depois que seu marido chegou em casa com marcas de batom no colarinho! Fico impressionado como a música é intensa e profunda. Não é a toa que já foi gravada por: Nina Simone, Natalie Cole, Etta James, Sarah Vaughan, dentre outras e outros (olha o estrago feito pelos homens).


Billie Holliday



Cat Power

3 comentários:

  1. Definitivamente um dos melhores covers existentes. Duas mulheres com voz forte, marcante e incrivelmente feminina!

    ResponderExcluir
  2. "o show foi divino"... Faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha...Jesus me abana!! Ficaria melhor, eu sei...mas ai vc ficaria com invejinha..rs

    ResponderExcluir