domingo, 24 de janeiro de 2010

Sharon Jones & the Dap-Kings

A prova viva de que ainda temos soul music sendo feita no estilo dos anos 60 e 70!

Impressionante como demoraram tanto tempo para reconhecerem a beleza da potente voz de Sharon Jones. Nascida na Georgia em 1956 e criada em Nova York, Sharon cantava desde pequena em corais de igreja, mas só foi mesmo descoberta em 1996 pelos produtores da Deptone Records (selo independente do estilo da celebrada Motown) para ser backing vocal de um disco do Lee Fields (um dia escreverei mais sobre o Little J.B.). Até então a cantora sobrevivia de trabalhos como carcereira e segurança de carro-forte.

Felizmente, ainda com apoio da Deptone, Sharon gravou um primeiro disco em 2002, Dap Dippin’, e depois o excelente Naturally em 2005. Curiosamente o reconhecimento só veio mesmo depois que Amy Winehouse e seu produtor escutaram os discos e contrataram, ainda em 2006, os Dap-Kings para gravarem premiado Back to Black. Agora muitos vão reconhecer a origem dos belos arranjos da música de Amy.

Depois veio, para mim o melhor, 100 Days 100 Nights, lançado em 2007.



Agora espero ansiosamente o 4º álbum da banda que será lançado em maio, com um detalhe: assim como os outros, o disco inteiro está sendo gravado em uma mesa analógica!!! Nada de softwares, sintetizadores, equipamentos digitais! Todos os instrumentos são gravados juntos, ao vivo! Mantendo o espírito da velha-guarda que não vemos mais hoje (com raras exceções, como o penúltimo álbum do Ben Harper – Lifeline).



PS. enquanto nem Sharon e nem Amy vem ao Brasil, vale escutar a bela Miranda Kassin no Studio SP. Que mulher!

3 comentários:

  1. Magrelo! Impressionante! Sensacional essa moça! Gostei muito! Vou procurar o album pra download e depois até publico aqui!

    ResponderExcluir
  2. Animal! Longa vida à Soul Music. Reforço o coro do Magrelo sobre Miranda Kassin. Fiquei louco pela mulher. O myspace dela é www.myspace.com/mirandakassin .Abs Conrado

    ResponderExcluir
  3. Bravo!!!!!!
    Genial, gostei muito desse soul!
    Keep rocking Magrelo!!!

    ResponderExcluir