quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

The Gentle Giant comes to Brasil

The Gentle Giant, Esse é o nome da auto-biografia do multi-instrumentalista William Emanuel Huddleston, que convertido a religião Ahmadiyya, uma religião Islâmica fundada na Índia por volta do Sec XIX se tornou conhecido por Yusef Lateef.
Nascido em 1920 em Chattanooga, Tennessee, aos 5 anos se mudou com a família para Detroit, Michigan e foi lá que ele começou a ter contato com a música, principalmente jazzistas como Milt Jackson, Paul Chambers, Elvin Jones e Kenny Burrell.
Seus principais instrumentos são o saxofone e a flauta, mas essa afirmação é tão válida quanto dizer que musica que ele faz é apenas jazz. Com fortes influências do oriente, principalmente nos instrumentos que toca (Flauta de Bambu, shanai, shofar, arghul, sarewa e koto) sua obra pode ser considerada a pioneira no que chamamos de World Music.
O espaço aqui não é suficiente para eu escrever todas as graduações que ele obteve em sua vida, porém, posso listar as duas mais importantes. A primeira, mas não mais importante foi o doutorado em educação pela University of Massachusetts Amherst e a segunda é certamente as aulas que ele fez na tradição afro-americana de autophysiopsychic music, uma metodologia que o musico utiliza o espírito, o físico e o eu emocional para executar as melodias, ele tem dedicado muitos anos de estudo e dado aulas a respeito dessa metodologia.
Bom, acho que e já falei demais apesar de não ter falado ainda o mais importante, ele fará uma apresentação por apenas R$ 32,00 no dia 12/02 no SESC Pompéia, mais informações no site http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=187221
Infelizmente não consigo contar aqui toda a historia desse músico espetacular, por isso vale a pena dar uma pesquisada para saber mais, porém, nada melhor do que conferirmos o som feito pelo Dr. Yusef Lateef :

2 comentários:

  1. Esse show de fato é daqueles imprediveis no ano. Sensacional e barato!

    ResponderExcluir
  2. Po! Q classe desse rapaz! Nao conhecia e achei excelente! Nao vou no show (saudade do Sesc Pompeia!) mas fiquei fa! Boa Guigo! Agora vc pegou a essencia da brincadeira!!! Tah de parabens e continue assim!

    ResponderExcluir