quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ALJA, ALJO & Arturo O'Farrill

Ano passado tive o prazer de ajudar e conhecer melhor a Afro Latin Jazz Orchestra (ALJO).

Fundada por Arturo O'Farrill, pianista e compositor, estudou musica em NY, trabalhou com Winton Marsalis, e eh filho do maestro Chico O'Farrill, um dos precursores do jazz latino (junto com Tito Puente, Mongo Santamaria...) lah na decada de 50.

Bom, apos ligeira biografia, voltemos a a ALJO. Trata-se de uma orquestra com aproximadamente 18 musicos onde o negocio eh preservar a cultura das big-bands de jazz latino, fundadas e/ou regidas pelos caras citados acima.

Ninguem melhor que o proprio fundador para explicar:

A musica tem um peso incrivel quando junta metaleira, cordas, piano e percussao.

Dah uma sacada:

Mas qdo se fala da ALJO, tb ha que se falar da ALJA.

Explico: a Orquestra eh parte integrante da Afro Latin Jazz Alliance (ALJA), que eh uma fundacao sem fins lucrativos com o intuito nao apenas de disseminar e cultivar tal estilo musical, levando-o a novas audiencias em lugares menos favorecidos, mas tb de ajudar na educacao de criancas carentes atraves da musica. Apos inumeros seminarios, workshops e etc., o projeto jah atingiu mais de 10.000 criancas, especialmente nos bairros do Bronx e do Harlem, em Nova York.

O trabalho eh incrivel e tive o prazer de ajudar a elaborar um projeto de levantamento de recursos, e tomara que colha os frutos num futuro proximo.

Aproveitando a viagem: queria citar tb o trabalho solo do Arturo O'Farrill. Tb na linha do jazz latino, com composicoes proprias e formacao mais enxuta (normalmente quarteto). Imperdivel! Na minha opiniao, “Footprintps” eh uma obra prima!

Um comentário:

  1. Alemão, bem acana seu post, curto muito jazz e esse post certamente vai agregar conhecimento e muitas horas de boa musica na minha vida. Abrs
    PS: Volta logo!

    ResponderExcluir