segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Blind Melon - For my Friends, álbum sem Hoon e sem graça

Após a morte de Shannon Hoon, a banda Blind Melon bem que tentou dar seqüência a seu trabalho passando o vocal para o baixista Brad Smith, porém tornou-se notória sua dificuldade em substituir um dos vocalistas mais completos da década de 1990, enquanto ainda precisava dar conta de sua linha de baixo caracteristicamente cheia de groove. O resultado, claro, foi desastroso e culminou no fim de uma das bandas mais influentes da época.

Depois de um longo hiato de treze anos desde o lançamento de seu último álbum, o Blind Melon finalmente decidiu retornar aos estúdios, porém agora o desafio de substituir Shannon Hoon está nas mãos do jovem cantor Travis Warren. As comparações são inevitáveis e, em minha opinião, a situação não está nada boa para o lado de Travis. Verdade seja dita, ele possui um bom agudo e timbre de voz bastante interessante, mas parece estar em constante provação de sua capacidade em cada nota que dispara. Vibratos e um leque de peripécias vocais sobrecarregam o álbum em todas as faixas.

Ouvindo atentamente tive a impressão de que as músicas que compõem For My Friends não podem ser consideradas ruins, mas também não chegam a ser boas. Não consegui identificar nenhum hit e nem sequer um momento criativo ou inusitado, marcas que acompanharam fortemente os dois primeiros trabalhos do Blind Melon. No momento, parece que além de vocalista e compositor, Shannon Hoon era de fato o ponto de equilíbrio da banda, e qualquer tentativa de comparação entre o novo trabalho da banda com os anteriores trará uma inevitável frustração.

5 comentários:

  1. Honestamente só "percebi" que era Blind Melon após terem me falado. Achei que era mais uma banda com pouca originalidade e um vocalista cheio de si, pra não dizer outra coisa. Frustrante demais e impossível querer comparar com a época em que Shannon Hoon liderava o grupo.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem desapontado também. Parece que o Shannon além de vocalista servia de musa para os outros integrantes rs...

    ResponderExcluir
  3. Ah muleque! Oh nóis aqui teclando nos "diário" dos póprio Leonardo! Irado o blog! Sobre esse post aqui, q tristeza... depois de Tones of Home, Galaxie e das baladas ferissima Soul One e Mouthful of Cavities, vem essa xexelencia aí...

    ResponderExcluir
  4. Faith no More no Brasil...

    o blog gosta deles???

    Eu não tenho opinião formada, pois conheço Easy apenas...hehehehe...

    O que isso tudo tem com Blind Mellon???

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado Julião!!! FAITH NO MORE no Brasil é um acontecimento para se comemorar!

    Acredito qua ai em Londres o que não falta é show bom pra ir!

    Bora bolar algo sobre o FNM para comentarmos!

    Abs,

    ResponderExcluir