segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Para ver e ouvir – I’m not there


O longa-metragem I’m Not There (2007), biografia cinematográfica de Bob Dylan, é um prato cheio para os fãs de trilhas sonoras.

A história, escrita e dirigida por Todd Haynes, retrata seis faces da vida do cantor e compositor Folk e, apesar do esmero do elenco de peso (Richard Gere, Cate Blanchett, Christian Bale, Ben Whishaw, Marcus Carl Franklin e Heath Ledger), ficou um tanto estranha e até mesmo desconexa para quem não conhece a conturbada existência de Dylan.

Apesar das diversas indicações recebidas, em minha opinião o grande trunfo do longa pertence à sua trilha sonora. Não é segredo que diversos artistas já regravaram clássicos de Dylan ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, mas nunca existiu um registro tão bem feito quanto este. Para ter uma idéia; EddieVedder, Sonic Youth, Jim James, Calexico, Iron and Wine, Cat Power, Richie Havens, Stephen Malkmus, Yo La Tengo, Mark Lanegan e Willie Nelson são alguns dos artistas que integram este impressionante set.

O filme pode não ter agradado muito, mas definitivamente é um excelente álbum duplo com mais de 30 versões do enigmático Bob Dylan, que por um bom tempo renderá muitos comentários.

2 comentários:

  1. Realmente, essa trilha sonora é imperdível! Só preciso fazer uma defesa ao filme aqui, porque acho que, algumas vezes, uma trilha sonora é tão boa, tão contagiante, que chega a valer o filme. Esse é um caso. Apesar de o filme ser, de fato, um tanto confuso para quem não conhece a vida absolutamente confusa do cantor, eu passei a gostar de Bob Dylan após assistir "I'm not there", então acho que o longa tem seu mérito. E as versões dos artistas que você citou, mais ainda.
    Ah, e a atuação da Cate Blanchett e o charme do Heath Ledger também valem o filme... ;D
    Ótima dica, Leo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa dica!!!
    Nesse caso é uma trilha sonora que tem um filme...rsrsrs...

    Abraçoooooo

    ResponderExcluir