sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sax + Argentina... mas surpreende

Caros, segue mais um post do nosso ilustre convidado, o Alemão.

Se o instrumento te remete ao Kenny G, com aquele “riffizinho” safado e grudento e, na música, o país só te faz lembrar do Tango (aliás, no futuro vale um post do Gotan!), dê uma chance para esse Gato...

Calma meninão... O nome do figura é Gato Barbieri, nascido em 1932, e o cara adorava o Brasil... Na verdade, ainda adora, porque ele tá vivo, só que não grava nada já faz tempo.

Esse amigo do Schelotto estraçalhava o instrumento! Tocava de um jeito diferente, autoral e bastante particular! Mais ou menos assim... Se o Eric Clapton ou o Mark Knopfler mandarem um “Parabéns pra Você” na guitarra, você reconheceria na hora! Bem nessa linha é o Gato com o Sax.

Começou no instrumento com um estilo mais clássico, depois morou na Itália por causa da mulher e passou pelo jazz avant-garde (sei lá o que é isso!), mas o negócio fica bom mesmo quando ele encontra o jazz latin, entre as décadas de 1960 e 1970.

Vale tentar ouvir as faixas “Encontros”, “Latino America” e “Yesterdays”, que são pedradas cheias de suingue, igual ao japa que tocava lá no Moai!

E eu falei que ele curtia a terra brasilis... Até soa meio clichê, mas o cara gravou “Aquarela do Brasil” e “Carinhoso”, do Pixinguinha, que aliás ficou bem legal, com uma pegada toda diferente!
Na linha das baladas, bonito pacas, tem o tema “Milonga Triste”, além dessa aqui do link abaixo, que lá em 1972 fez o cara ganhar fama:



Trilha do filme “Last Tango in Paris” do Bernardo Bertolucci - na real, nem conheço o filme, mas a canção, meu querido, é feríssima!

Não sou o maior entusiasta, nem conheço a técnica desse instrumento, só sei que esse argentino assopra diferente!

4 comentários:

  1. Fala Alima!

    Nem fazia idéia do nome desse cara, conheço o som dele e sou fã do filme "Último Tango em Paris" é um drama muito interessante onde rola uma paixão sem limites. O filme acabou ficando famoso pela cena "da manteiga".

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Conheço o filme e acho sua trilha fantástica, porém não fazia idéia dos artistas que a integram. Bom saber.

    PS: Por que todos se lembram da cena da manteiga? Tem outras tão mais interessantes...rs.

    ResponderExcluir
  3. Nem a cena da manteiga eu conhecia...rs! Esse alemao eh fera!

    ResponderExcluir
  4. Depois do post resolvi pesquisar e descobri que o Gato é responsável por toda a trilha do filme Último Tango em Paris...

    ResponderExcluir