terça-feira, 29 de setembro de 2009

Som caipira com selo acadêmico - Gillian Welch

Quando ouvi pela primeira vez o álbum Time (The Revelator), da cantora e compositora Gillian Welch, não consegui decifrar o que tinha de tão diferente nas canções, pois no fim das contas, você não espera nada muito surpreendente de um disco de country rural a não serem boas melodias acompanhadas do típico som do Banjo.

Depois de uma breve pesquisa, comecei a contextualizar a obra de Gillian Welch. Essa talentosa compositora cursou a universidade de música em Berkley, e provavelmente foi lá onde adquiriu as ferramentas necessárias para construir com maestria melodias que não podem ser classificadas simplesmente como música country. Ainda nos tempos de estudante, Gillian conheceu o violonista David Rawlings, com quem começou a compor e se apresentar em bares ao redor da faculdade.

Essa parceria rendeu um contrato com uma gravadora e, logo no primeiro trabalho do duo, o álbum Revival, já recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor álbum de Folk Contemporâneo do ano de 1997”. Gillian também participou da trilha sonora do divertidíssimo filme dos irmãos Coen “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” com as canções Didn't Leave Nobody But the Baby e I'll Fly Away.

Já os arranjos de David Rawlings são fundamentais à obra. O seu domínio do instrumento é tão impressionante, que é capaz de tocar notas nitidamente fora da escala e conseguir um efeito incrível como na música título do álbum:




Time (The Revelator) agrada aos fãs de música caipira, além de ser capaz de conquistar um novo leque de fãs para o gênero.

4 comentários:

  1. A primeira vez em que ouvi o som de Gillian fiquei bastante impressionada. Realmente trata-se de uma artista muito talentosa. Para quem não a conhece, vale a pena buscar suas músicas.

    ResponderExcluir
  2. Na próxima encarnação eu quero nascer com algum dom para fazer música, e não simplesmente juntar palavras... Adorei o som e a moça. Vou buscar mais músicas dela com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do blog bragarai...

    E música brasileira??? Rio2016 atiçou o meu senso patriótico!!!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, e a música brasileira rs... acho que ou comentar sobre o Richie "menina veneno" tá lembrado rs...
    Safado tá na Europa com senso patriótico rs..
    E os pubs, oq toca de bom por ai?
    abs Mene!

    ResponderExcluir