quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A banalização do “Alternativo”

Atualmente ouvimos muito o termo “Alternativo” para classificar bandas, baladas, praças, colégios, métodos de ensino entre muitas outras coisas que nem sequer carecem de uma classificação. Hoje são tantas baladas e bares alternativos, que nem consigo mais distinguir o que seria um bar convencional. Provavelmente deve ser algo como ir a um botequim na companhia do seu avô e mais dois amigos parceiros de tranca. Na conjuntura atual isso sim, seria uma balada alternativa.

Entendo que esse critério equivocado seja constantemente aplicado para classificar bandas. Parece que, só porque a banda é moderna e seus integrantes se vestem seguindo as últimas tendências do universo fashion tornam-se automaticamente alternativos. Errado! E quanto ao som? Parece que ninguém nem ouviu o que sai dos amplificadores! Estou acostumando a ver bandas punks serem taxadas de “Alternativas”.

Se um dia me perguntarem qual banda eu classificaria como “Alternativa”, eu diria de bate e pronto: Mars Volta. Essa banda, formada por dois ex-integrantes do At the Drive-in, apresenta uma mistura de hardcore, rock psicodélico e Jazz. Se eu fosse comparar o Mars Volta com um prato preparado por um cheff seria algo parecido com um Papardelle de hortelã com mel ao ragu de paleta de cordeiro. Exótico, de difícil assimilação e extremamente saboroso!

Confira essa performance ao vivo da música Asilos Magdalena

3 comentários:

  1. Acredito que as pessoas andam tão preocupadas com o rótulo, em seres diferentes e únicas, que não percebem como se tornam idênticas umas às outras. Infelizmente isso reflete muito na área cultural e a música é uma das ramificações que mais sofre com isso. Criatividade é uma coisa, ruídos sem sentido algum é completamente outra.

    ResponderExcluir
  2. Muitos são classificados como alternativos pois fazem algo tão fora de qualquer parâmetro que fica difícil classificar. Ai, banaliza mesmo...

    Igual lever o vovô para jogar tranca no Café Piú-Piú!!!

    Não conhecia essa banda...Boa dica!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Menê!!! Que bom ter notícias suas!

    Já virou o nosso correspondente internacional. Por favor, faça um clipping das bandas independetes ai de Londres rs...

    Abraços,

    ResponderExcluir