sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Stebmo - “jazzão” moderno

Caros, esse é o primeiro post de um grande amigo meu, o Alemão. O cara se interessa muito por ritmos como o Jazz, Funk, Soul e experimental. Espero que curtam os comentários e aguardem os próximos.

Tô lá eu na Livraria Cultura, no meio dos CDs, dando uma olhada na coisa toda, sem procurar nada em especial, mas louco pra encontrar algo... E me deparei com isto aqui:


Capa estranha, nunca ouvi falar, ala de jazz... Deve ser bom!

Pianão meio melancólico (aliás, dizem que eu gosto de música triste... Discordo) e bateria nervosa, essa é a base do negócio.

Mas o lance todo é muito rico em detalhes, às vezes tem guitarra, às vezes sintetizador, o trombone dá uma passada, tem até vibrafone fazendo participação especial. Cada vez que você escuta, descobre uma coisa nova.

Dá uma olhada na definição da Revista Free Jazz, Abr.08: “This is gentle music, intimate and calm, but combining joyful and playful elements with dark and menacing background harmonies or sounds.”. Oh loco! Tudo isso!

Comentando um pouco as faixas, “Waiting Game” abre o trabalho. Começa densa, aí entra uma guitarra rasgada e fica tudo meio bagunçado. Aí vem a melhor do disco, “Blind Ross”. A levada do piano têm um puta groove sensacional! Em “Holding Pattern” é incrível a conversa entre o piano e a bateria. “Dark Circles” é pesadona do começo ao fim, e tem um trombone que dá uma quebrada interessante. “Majika” e “Tough Luck” são temas muito bonitos, bem melódicos.

Todas as composições são do Steve Moore, que é o próprio Stebmo, o cara é de Seattle e esse é o primeiro CD dele (homônimo). Lançado no começo de 2008, é muito elogiado, com direito a nota no NY Times e tudo o mais.

É um “jazzão” moderno, bebe um pouco da fonte do rock, é instrumental, diferente, caprichado! Vale à pena!

4 comentários:

  1. Seja bem-vindo Alemão! é sempre bom ter pontos de vista diversificados. Ainda não conheço este artista, mas depois deste post vou dar aquela pesquisada!

    ResponderExcluir
  2. Curti pacas o som do Stebmo! Também não conhecia essa banda, fui atrás de vídeos no youtube e gostei do que vi!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. vou colocar meu comentário de novo! demais o primeiro post! o mais divertido é que o cara escreve como fala....rsrs....

    Leo rola de fazermos podcasts tmb?rs

    ResponderExcluir